Olá, gente linda! Tudo bem por aí? Infelizmente, soubemos que no Nepal as pessoas estão passando muitas dificuldades devido aos terremotos ocorridos no fim de semana (25 e 26/04).
Você já imaginou algum dia passar por uma situação dessas? O que devemos fazer para prevenir que uma calamidade se transforme em algo extremamente trágico? Como podemos auxiliar as vítimas?
Pensando nisso, 168 países se comprometeram a adotar medidas para reduzir o risco de desastres em 2005, no Marco de Ação de Hyogo, no Japão. A partir daí, criou-se no Brasil a campanha "Construindo Cidades Resilientes - Minha cidade está se preparando", lançada em
2011 durante 7ª Semana Nacional de Redução de Desastres, pela Secretaria Nacional
de Proteção e Defesa Civil -Sedec. Já são mais de 280 cidades no mundo
Mas, o que é uma Cidade Resiliente? É aquela que tem capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma
eficiente os efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que
vidas e bens sejam perdidos.
Muito bom, não é mesmo!! E você sabia que nossa cidade também está se preparando para ser uma Cidade Resiliente?
Pois é, um Projeto Piloto está sendo desenvolvido na Escola "Antônia Dagmar", durante este 1º semestre.
|
Reunião entre representantes das Secretarias envolvidas
|
A dirigente, coordenadores e Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental tiveram a 1ª formação com profissionais da Defesa Civil e puderam se inteirar do que é Defesa Civil, como preservar vidas e prepará-los para as próximas oficinas que ocorrerão em abril, maio e junho/2015.
|
Nesse encontro, os profissionais tiveram a oportunidade de se inteirar sobre situações de alagamento, incêndio, dengue e água.
Os alunos também já tiveram seus primeiros contatos: foi na sexta-feira, dia 24/04. Nesse encontro profissionais das áreas de Saúde, Educação, Meio ambiente, Segurança, Trânsito, Defesa Civil e DAE falaram sobre a crise hídrica, uso consciente da água, descarte correto de resíduos, doenças transmitidas por desastres e preservação da vida e Meio Ambiente. Foi realizado também, juntamente com os alunos, o plantio de 18 mudas de árvores.
O produto final do Projeto será uma Feira de Ciências e uma passeata pelo bairro com a distribuição de panfletos. |
Que sejamos resilientes como essa florzinha e tenhamos condições de sobreviver aos maus momentos!!
Até a próxima, Pessoal!!!